segunda-feira, 23 de junho de 2008

Livros dos Proxímos Bimestres.


A Tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca é uma tragédia escrita por William Shakespeare numa data não confirmada entre 1600 e 1602. Uma primeira versão da história teria sido escrita entre 1587 e 1589, mas o registro desse texto se perdeu. A versão da tragédia que conhecemos foi terminada entre 1600 e 1602 e publicada pela primeira vez em 1603. Hamlet é a peça mais longa de Shakespeare.
A peça conta o sofrimento de Hamlet ao descobrir que o tio matou seu pai e casou-se com a mãe para obter o trono da Dinamarca, ameaçado pelo reino da Noruega. Nela estão alguns dos diálogos e frases mais célebres de Shakespeare como: "Ser ou não ser, eis a questão", "Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a sua filosofia" e "O resto é silêncio".
Hamlet, o rei, morre repentinamente. Seu irmão, Claudio, assume o trono e casa-se com a viúva, Gertrudes. Seu filho, que também se chama Hamlet, nem desconfia da verdade até que tem um encontro com o fantasma do finado pai, que lhe revela que foi assassinado com veneno que Claudio introduzira em seu ouvido. Assim, o fantasma faz que Hamlet jure vingança. Desesperado para cumprir sua promessa, o jovem príncipe da Dinamarca concebe um plano: passar por louco para preparar um cenário que possa levá-lo a matar Claudio. Os reis, preocupados, acreditaram que o príncipe está louco de amor e fazem que antigos amigos de Hamlet tentem arrancar dele a verdade. Nem mesmo a paixão do príncipe, Ofélia, é poupada da missão que tenciona descobrir a causa de sua loucura. Até que um grupo de atores chega ao castelo e é usado por Hamlet para encenar a morte de seu pai diante do rei. Convencido de que o príncipe sabe mais do que aparenta, Claudio logo tenta se livrar do incômodo. começa uma corrida entre os rivais para ver quem consegue se livrar do seu adversário. Mortes inesperadas e reviravoltas levam a um final que só mesmo o gênio literário de Shakespeare poderia proporcionar. Uma peça encenada inúmeras vezes no cinema e no teatro, já foi protagonizada por diversos nomes famos, incluindo Mel Gibson, Ralph Fiennes, Christopher Plummer e Lawrence Oliver.







William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1564Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616) foi um dramaturgo e poeta inglês, amplamente considerado como o maior dramaturgo da Língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão). É certo que muito pouco se sabe sobre a vida de William Shakespeare. Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith Quiney. Entre os anos 1585 e 1592, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, dramaturgo e proprietário da companhia de teatro Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Parece que ele reformou a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois. Há especulações sobre sua sexualidade, sobre suas convicções , desde a de que esses autores assinavam como William Shakespeare, escondendo sua idereligiosas, e sobre a autoria de suas peças, pois há especulativas que na realidade ele pode nunca ter existido, isto é, talvez suas obras tenham sido compostas por outras pessoas. Essa última especulação é extensa e tem diversas suposiçõesntidade, até a de que William Shakespeare foi provavelmente um ator passando-se como o autor das obras, que na verdade eram compostas por outros dramaturgos.




















Edu sonha em ser médico, mas nem dinheiro para o cursinho tem. Já seu amigo Rogério só pensa em se divertir. Camila quer ser atriz, mas o pai é contra. Kátia, filha da socialite Yeda Maravilha, mesmo não se identificando com a vida da mãe, não pensa muito em estudar e trabalhar. A vida desses jovens está prestes a mudar.


O Projeto Adolescer apresenta ao leitor adolescente textos voltados para seu universo, isto é, situações muito próximas de sua realidade, emoções e dúvidas que eles mesmos experimentam no dia-a-dia. As histórias são baseadas em depoimentos de jovens e contam com a consultoria de especialistas nos temas. Cada livro vem com um suplemento com orientações para professores e testes, dicas e curiosidades para os jovens. Coleção Projeto Adolescer - Cresci. E agora, o que vou ser?



Indicado entre 12 e 15 anos










Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.
Considera-se que Bandeira faça parte da geração de
22 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Gilberto Freyre e José Condé, representa o que há de melhor na produção literária do estado de Pernambuco.

Nenhum comentário: